MUSIC EDUCATION ANNUAL MEETING | 2ª edição
Escola Superior de Música de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa
15-16 maio 2023, Grande Auditório
Por forma a estimular a discussão e reflexão em torno da prática pedagógica desenvolvida nos diferentes níveis de ensino, o "Encontro Anual sobre o Ensino de Música" ("Music Education Annual Meeting") contempla um conjunto de atividades como masterclasses, workshops e palestras.
Nesta segunda edição, que decorre nos dias 15 e 16 de maio na Escola Superior de Música de Lisboa, o evento contará com a presença de John Rink, professor de Musical Performance Studies na Universidade de Cambridge e diretor de Estudos Musicais no St John's College, em Cambridge, e com um conjunto de especialistas provenientes de diversas instituições nacionais e internacionais.
John Rink é professor de Musical Performance Studies na Universidade de Cambridge e director de Estudos Musicais no St John's College, em Cambridge. É especialista em estudos de performance, estudos de Chopin, análise musical e musicologia digital. Os seus livros incluem "The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation (1995)", "Chopin: The Piano Concertos (1997)", "Musical Performance: A Guide to Understanding (2002)" e "Annotated Catalogue of Chopin's First Editions (com Christophe Grabowski; 2010)"; este último recebeu o Prémio C. B. Oldman em 2011 e o Prémio Vincent H. Duckles em 2012. O seu último livro - "Music in Profile: Twelve Performance Studies" - será publicado pela Oxford University Press em 2023. Foi Editor de uma série de cinco livros sobre performance musical que a OUP lançou em 2017-18. É actualmente editor-chefe de "The Complete Chopin - A New Critical Edition (Edition Peters)", para além de dirigir a Online Chopin Variorum Edition e a Chopin's First Editions Online (www.chopinonline.ac.uk). Dirigiu também o AHRC Research Centre for Musical Performance as Creative Practice (CMPCP; www.cmpcp.ac.uk) de 2009 a 2015. Actua regularmente como pianista e conferencista, com um interesse especializado em pianos Pleyel, e foi membro do júri do Concurso Internacional de Piano Fryderyk Chopin em 2015 e 2021. Recebeu a medalha Bene Merito do governo polaco em 2021
PROGRAMA COMPLETO da 2ª Edição
2.ª feira, 15/05
10h00: Música de Câmara
- Paulo Pacheco: "O que escutar quando debatemos a partitura? Um olhar sobre a didática em Música de Câmara"
Sinopse: "Ao integramos uma formação de câmara, confrontamo-nos com os mais diversos desafios. Desde logo, a nível humano, somos impulsionados a criar um ambiente mútuo de partilha, imprescindível para valorizar os argumentos individuais dentro do grupo. Neste contexto, a palavra escuta tem um sentido mais amplo: é uma “atitude” que permite a verbalização do pensamento e, assim, fomenta o espírito crítico de cada aluno, significando, igualmente, o que saber escutar quando analisamos a partitura. O conhecimento das partes enquanto elementos integrantes de um todo é, pois, um dos desafios mais importantes para o grupo: clarifica as hierarquias, desperta o grupo para a sua função na textura e propicia a coesão do discurso musical."
11h00: Direção Coral
- Filipa Palhares: "A disciplina de Coro no Ensino Artístico Especializado de Música"
Sinopse: "Qual a importância do coro na formação geral dos alunos dos cursos de música. Que desafios encontramos nas escolas. Que planeamento devemos fazer e quando é correcto fazê-lo."
12h00: Composição
- Paulo Bastos: "O Curso de Composição de Braga - contributo para a geração XXI"
Sinopse: "O Curso de Composição do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga teve início em 2000, passando a ser o primeiro curso de nível secundário desta área em Portugal. A consistência de bons resultados na preparação técnica e artística destes alunos tornaram este curso uma referência no panorama da composição em Portugal, no que à formação de jovens compositores respeita. 23 anos passados, fez-se escola, continuando vivo o sonho de abrir novos caminhos a novos compositores portugueses."
14h00: Palestra
- John Rink: "Reflections on Musical Performance Studies: research and/as artistic practice"
Sinopse: "This paper will begin by tracing the development of musical performance studies in recent decades and by highlighting the central issues explored during that time. One indication of the growing influence of the field has been the radical changes that have occurred in pedagogical traditions both in the UK and more broadly. Reference will be made by way of example to the performance studies curriculum at undergraduate and postgraduate levels at the University of Cambridge, in which students are encouraged to learn different ways of understanding and putting to use the symbiotic relationship between knowledge generated through practice and performance on the one hand and through research on the other – both 'traditional' research and practice-based / artistic research. This sort of applied understanding will be demonstrated by drawing upon some examples from my own work as a performer/researcher, in particular in the area of analysis and performance. Consideration will thereby be given to what 'informed performance' might entail from the standpoint of researchers, teachers and musicians alike, with a view to fostering novel opportunities for dialogue, engagement and enlightenment."
16h30: Recital de Música de Câmara
- Trio Âmbar (André Teixeira, violino; António Marques, violoncelo; Maria Catarino, piano)
Trio n.º 2, op. 76 de Joaquin Turina (1882-1949)
1. Lento - Allegro molto moderato
2. Molto vivace
3. Lento - Andante mosso - Allegretto
3.ª feira, 16/05
10h00: Canto
- Siphiwe McKenzie / Luís Madureira: "Ensino, Aprendizagem e Prática Vocal"
Sinopse: “Não parece possível estruturar uma voz sem o respeito absoluto pela natureza, que nos concedeu o dom da produção sonora. A nossa identidade vocal é única, é a nossa matriz existencial, reveladora do que somos e do que sentimos.”
11h00: Jazz
- Jakub Stankiewicz: "Opera Maria by Roman Statkowski (1859-1925) as a source of inspiration for jazz musicians"
Sinopse: "The subject of the lecture is to present the neo-romantic music of the Polish composer Roman Statkowski as a valuable source of inspiration for contemporary jazz musicians. A very interesting, original harmonic layer, the sources of which can be found in the music of Nicolai Rimski-Korsakov, who was Statkowski's teacher at the St. Petersburg Conservatory, inspired Roman Statkowski's students, such as Victor Young and Henryk Wars. One can risk saying that Statkowski composed Hollywood music in times when no one had heard of Hollywood yet."
12h00: Direção de Orquestra
- José Eduardo Gomes: "O papel da Orquestra no Ensino Superior de Música"
Sinopse: "A música orquestral no ensino superior de música é um tema pertinente nos nossos dias no seio do meio académico. De que forma pode ser útil para os estudantes? Qual o seu papel dentro da escola e da comunidade académica? São tudo questões com as quais me debato no sentido de encontrar a melhor resposta e dar o meu melhor contributo."
14h00: Masterclass de Piano
- John Rink
17h00: Recital de Música de Câmara
- Quarteto Tágide (Vicente Sobral, 1.º violino; Ana Sofia Faria, 2.º violino; Raquel Agostinho, viola d'arco; Inerzio Macome, violoncelo)
Quarteto n.º 19, em Dó Maior, K. 465 ("Dissonâncias") de W. A. Mozart (1756-1791)
1. Adagio - Allegro
Quarteto em Fá Maior, M.35 de M. Ravel (1875-1937)
1. Allegro moderato
PROGRAMA da primeira edição | MAIO22
2.ª feira, 23 de Maio
Grande Auditório | 10h00 às 11h15 | Composição:
- Eurico Carrapatoso: "Análise e Técnicas de Composição: pequeno balanço de 37 anos de ensino (1985-2022)"
- Luís Tinoco: "Ensino da composição: obstáculos, desafios, caminhos."
Grande Auditório | 11h30 às 12h45 | Improvisação
- António Augusto de Aguiar: "Contemporaneidade e Ensino de Música"
- Rodrigo Pires de Lima: "Introdução à improvisação não idiomática"
Grande Auditório | 14:00 às 15:15 | Palestra:
- Paul Harris: "An introduction to Simultaneous Learning"
Grande Auditório | 15:30 às 16h45 | Palestra:
- Paul Harris: "The Virtuoso Teacher"
Grande Auditório | 17:00 às 18:00 | Recital de Música de Câmara
- Trio Perpétuo (Filomena Andrade, violino; Leonor Moniz, violoncelo; Manuel Prata, piano)
3.ª feira, 24 de Maio
Grande Auditório | 10h00 às 11:15 | Recital-conferência (Piano):
- Ana Telles: "Ensinar o que (quase/ainda) ninguém quer aprender: A música contemporânea erudita no ensino superior de música em Portugal"
Grande Auditório | 11:30 às12:45 |Direção de Orquestra:
- Jean-Sébastien Béreau: "Transmettre le language du geste: Réflexions sur l'enseignement de la direction d'orchestre"
Grande Auditório | 14:00 às 15:15 | Palestra:
- Paul Harris: "If only my pupils would practice more!"
Grande Auditório | 15:30 às 16h45 | Palestra:
- Paul Harris: "Unconditional Teaching"
Grande Auditório | 17:00 às 18:00 | Recital de Acordeão:
- João Barradas
4.ª feira, 25 de Maio
Pequeno Auditório | 10:00 às 11h15 | Formação Musical:
- Cristina Brito da Cruz e Margarida Fonseca Santos: "A iniciação à arte e à literacia musical"
Grande Auditório | 10:00 às 12:45 | Masterclass (Clarinete):
- Paul Harris
Grande Auditório | 14h30 | Concerto:
- Ensemble de Clarinetes da ESML (direção: Manuel Jerónimo; solistas: Elizabeth Crawford e Paulo Gaspar)