• MusicEd

    Artigos | Masterclasses | Conferências | Fóruns

    O projeto

Annual Meeting

Conferência Internacional (masterclasses, workshops e palestras)
2ª Edição | 15 e 16 de Maio 2023

Artigos


Artigos especializados sobre Ensino de Música e aspetos relacionados.

Atividades

Masterclasses, workshops, palestras, conferências

Fórum

Debate e apresentação de ideias, propostas e trabalhos em torno da investigação em Ensino de Música

 

2023

As influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: um estudo exploratório

Resumo Este trabalho apresenta o projeto de investigação que consistiu num estudo exploratório sobre as influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical. Pretendeu-se alcançar uma primeira compreensão deste tema, dentro da área da música, de forma a incentivar…

213 Visualizações

2023

Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel

Resumo Este projeto de investigação realizou-se no ano letivo de 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, pela ESML, sob orientação do professor Pedro Couto Soares. A temática apresentada foi a elaboração e consequente aplicação de um manual…

179 Visualizações

2023

Motivação para o estudo individual do violino: abordagem e elaboração de estratégias motivacionais

Resumo O presente artigo é baseado no projeto de investigação “Motivação para o estudo individual do violino: abordagem e elaboração de estratégias motivacionais” realizado durante o ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob…

141 Visualizações

2023

Dislexia - Estratégias de aprendizagem em flauta transversal

Resumo A dislexia é uma síndrome que envolve disfunções neurológicas e que se manifesta causando dificuldades de aprendizagem. Através de dois estudos de caso direcionados a estudantes de flauta diagnosticados clinicamente com dislexia, e utilizando ferramentas de observação direta e…

113 Visualizações

2023

Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos selecionados

Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de métodos de iniciação para piano usados actualmente. Após a análise de cerca de vinte métodos diferentes, foram seleccionados quatro métodos para este estudo. Pretende dotar o leitor de informação sistematizada…

198 Visualizações

2023

Estratégias Pedagógicas para Jovens com a Síndrome de Asperger na Aprendizagem do Trompete

Resumo O efeito que a música tem nos seres humanos pode ultrapassar o nível psíquico. Devem ser tidas em conta outras dimensões, cobrindo as dimensões físicas (através da ansiedade e da depressão do relaxamento muscular podem ser parcialmente atenuadas); social…

117 Visualizações

2023

Processos de ensino-aprendizagem musical sem recurso a notação: impacto de um projeto piloto implementado no Conservatório de Música e Artes do Centro

Resumo O presente estudo foi desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no primeiro período do ano letivo 2018/2019 e teve por base um outro estudo, que consistiu no ensino do órgão sem recurso a partitura a…

157 Visualizações

2023

O processo ensino-aprendizagem do violino a crianças cegas

Resumo A presente investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto, tem por objetivo principal refletir sobre a problemática do processo ensino-aprendizagem do violino a crianças cegas. Destinada sobretudo…

181 Visualizações

2023

Estruturação de actividades: um estudo sobre a leitura de canções de repertório na aula de formação musical

Resumo O presente estudo incidiu sobre a estruturação das Actividades de Leitura de Canções de Repertório (ALCR) em aulas de Formação Musical (FM), e teve como principal objectivo identificar os tipos de tarefas envolvidas na realização destas actividades. Paralelamente, pretendeu-se…

188 Visualizações

2023

A influência dos problemas de embocadura na qualidade da emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas

Resumo A técnica de embocadura é um dos parâmetros que mais influencia o resultado sonoro no saxofone, no entanto, não é um assunto unânime. Este artigo explora esta técnica sob o ponto de vista pedagógico. Aborda as várias definições de…

153 Visualizações

2023

O processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados: o impacto do ensino coletivo

Resumo A presente investigação, realizada durante o ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto, tem como eixo central o processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com…

174 Visualizações

2023

O contexto da Educação Musical enquanto veículo para a transmissão de valores – o caso particular do Espaço Vida e Música Portugal

Resumo Parece haver um consenso quase intuitivo de que a música é universal e comunicativa. E, no entanto, o meio do ensino musical no Ocidente hoje está permeado de niilismo, individualismo, e obsessão pela técnica. Pesquisa revista sugere que a…

175 Visualizações

2022

Improvisation Masterclass with the Sara Serpa Trio: “Close Up”

Publicado em: Actividades [Masterclasses, Workshops]

Escrito por: Sara Serpa

Abstract The main purpose of the masterclass conducted the Sara Serpa Trio at Escola Superior de Música de Lisboa in October 17th, 2019, was to discuss the creative process behind the performance of voice, cello and saxophone trio. The masterclass focused on…

421 Visualizações

2022

O impacto do género na aprendizagem de improvisação jazz- estudo sobre confiança e ansiedade em três escolas do ensino intermédio

Publicado em: Mestrado em Ensino de Música

Escrito por: Beatriz Nunes

Abstract Neste estudo investiga-se o impacto do género nas dinâmicas pedagógicas do jazz. Pretende-se compreender de que forma o género é um factor nas experiências de confiança e ansiedade dos alunos em relação à aprendizagem de improvisação jazz. A investigação…

544 Visualizações

2022

Mel Lewis in the Context of the History of Jazz

Publicado em: Actividades [Masterclasses, Workshops]

Escrito por: Eric Ineke

Abstract The main purpose of the conference held by Prof. Eric Ineke (Royal Conservatory at The Hague) at Escola Superior de Música de Lisboa in November 5th, 2019, was to discuss and share material on the impact of drummer Mel…

432 Visualizações

2020

Improvisation workshop with Benny Lackner

Publicado em: Actividades [Masterclasses, Workshops]

Escrito por: Benny Lackner

Abstract The main purpose of the Masterclass held by jazz pianist Benny Lackner at Escola Superior de Música de Lisboa in October 24th, 2019, was to discuss and apply the concepts of composition, solo development, rhythmic clarity, polyrhythms, harmonic approaches,…

350 Visualizações