Fórum de Investigação em Ensino de Música

Fórum de Investigação em Ensino de Música

O Fórum de Investigação em Ensino de Música tem como objectivo principal proporcionar aos alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESML, ex-alunos, professores e outros investigadores um espaço de debate e de apresentação de ideias, propostas e trabalhos em torno da investigação em Ensino de Música. No âmbito deste Fórum com periodicidade semestral irá promover-se a divulgação científica, discussão teórica e articulação entre investigadores nas várias áreas do Ensino de Música através da apresentação e discussão de trabalhos em curso, assim como de investigações já terminadas.


2ª Edição

DATA: 7 e 14 de junho 2022
HORA: 11h-13h e 14h-16h
LOCAL: 7 de Junho: ESML Pequeno Auditório; 14 de Junho: ESML Sala 2.1

 


 

1ª Edição

DATA: 18 e 25 de janeiro 2022
HORA: 11h-13h e 14h-16h
LOCAL: ESML Sala 2.1 

Apresentações Fórum MusicEd – Janeiro de 2022

Dia 18 de Janeiro, 11h

  • “O Ensino Sem Recurso a Notação Musical: Estratégias Utilizadas por Jovens Professores de Saxofone”, Miguel Polido
  • “A influência da pedagogia musical de Paul Harris no Clarinete- Importância da teoria Simultaneous Learning e do método Improve your scales”, Adriana Sousa
  • “Técnicas expansivas do clarinete no ensino básico e secundário: A perspectiva dos professores de clarinete em Portugal”, Patrícia Teixeira
  • “O Ensino da música a pessoas invisuais: dificuldades dos mesmos e perspectiva de duas alunas”, Ana Cláudia Mendes
  • “Classes de conjunto: Criação de estratégias em tempos de pandemia”, António Campos
  • “Vogais e consoantes: a moldagem do tracto vocal e a sua influência na sonoridade do saxofone”, Vasco Avença

Dia 18 de Janeiro, 14h:

  • “Uma melodia, vários estilos: a procura de diferentes soluções harmónicas no tratamento de uma melodia”, Samuel Pinto
  • “Aulas de guitarra em grupo: Propostas pedagógicas”, Francisco Anjos
  • “O movimento – estratégia de ensino que permite um desenvolvimento de competências expressivas: um estudo aplicado a turmas de Coro do Conservatório de Música de Cascais”, Ana Rita Russo
  • “Group Flow na aquisição de competências nas aulas de Formação Musical e Coro do Ensino Superior”, João Elvas
  • “Um estudo sobre a improvisação na música erudita ocidental: benefícios, processos cognitivos, desenvolvimento e perspectivas” Filipe Pereira

Dia 25 de Janeiro, 11h:

  • “A prática coral como veículo de uma melhor aprendizagem da teoria musical”, Maria Isabel Fernandes
  • “A iniciação musical do saxofone na idade adulta, em contexto de
    aula particular: perspectiva de licenciados da Escola Superior de Música de Lisboa”, Catarina Silva
  • “A importância do contexto familiar, do professor e dos colegas na aprendizagem musical, na Classe de Saxofones da Escola Superior Música Lisboa”, João Bandadas
  • “Estilos de aprendizagem nas aulas de formação musical como facilitador da aprendizagem: trabalho de investigação sobre 3 professores e 3 alunos”, Catarina Marreiros
  • “A Música Tradicional Açoreana como possível material pedagógico”, Leena Bettencourt
  • “Estudo de caso do ensino do Corne-Inglês no curso de Oboé na Escola Superior de Música de Lisboa: Proposta de distribuição de horas para nova Unidade Curricular”, Sara Dias

Dia 25 de Janeiro, 14h:

  • “Memorização musical: Classe de piano do Conservatório de Cascais”, António Cebola
  • “Folclorização em Portugal no início do Estado Novo: relação entre Música Popular e Música Erudita entre 1930 e 1953”, Mariana Coelho
  • “A ‘Legitimidade’ do piano moderno na interpretação de obras para teclado do Período Barroco”, Pedro Costa
  • “Analisar Esboços do Séc. XXI”, Eduardo Marques
  • “Ensino de Música de Câmara: Contextualização e Reflexão em torno das Problemáticas de Grupo”, Veronika Taraban
  • “A Análise da Componente Extramusical da Composição como Veículo para uma Melhor Performance”, Ana Roque Antunes