Artigos

Tendo como um dos objectivos principais promover a publicação de artigos especializados, incluindo aqueles que decorrem de investigação realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML e de pesquisa desenvolvida em outras instituições de ensino superior de Música do país, a plataforma online do projecto MusicEd disponibiliza anualmente um conjunto de artigos em torno do Ensino de Música da autoria de investigadores, incluindo alunos/ex-alunos dos cursos de Mestrado em Ensino de Música e docentes do Ensino Superior e do Ensino Artístico Especializado de Música).

A abordagem técnica de Niels-Henning Ørsted Pedersen (1946-2005) ao contrabaixo é inovadora no sentido em que pressupõe a utilização dos três dedos da mão direita (indicador, médio e anelar) para a execução de pizzicato, ao passo que grande parte dos mais conceituados contrabaixistas da história do jazz (ex. Ray Brown, Paul Chambers ou Ron Carter) utilizam apenas dois (indicador e médio) ou mesmo só um (indicador) (Carter, 1998).
Abstract Neste estudo investiga-se o impacto do género nas dinâmicas pedagógicas do jazz. Pretende-se compreender de que forma o género é um factor nas experiências de confiança e ansiedade dos alunos em relação à aprendizagem de improvisação jazz. A investigação parte do modelo proposto por Erin Wehr-Flowers em “Differences between Male and Female students’ confidence, anxiety and attitude toward learning jazz improvisation” (2006). Foram conduzidos 96 questionários de autopreenchimento em três escolas do ensino intermédio em Portugal realizados por 48 alunos de jaz, 32 masculinos e 16 femininos. Os resultados…