- Ana Paula Dutra Sousa
Resumo
A presente investigação, realizada durante o ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto, tem como eixo central o processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados, e prende-se com a realidade de que o ensino coletivo é uma modalidade presente no âmbito do ensino especializado de música em Portugal, aspeto que constitui novos e complexos desafios, nomeadamente, na gestão da heterogeneidade.
A pesquisa tem como principal objetivo encontrar procedimentos pedagógicos que promovam o desenvolvimento de todos os alunos dispostos em grupos de aprendizagem instrumental heterogéneos, assim como analisar o impacto da socialização e interação na potencialização de competências musicais.
Esta investigação destina-se a todos os docentes do ensino especializado de música que praticam o ensino coletivo e são diariamente confrontados com novos desafios a nível da heterogeneidade dos grupos, assim como a todos os professores que encontram especial dificuldade em adaptar o ensino instrumental a um modelo coletivo.
Em função disso, o estudo pretende oferecer uma visão realista em relação ao ensino coletivo assim como encontrar técnicas que melhorem a operacionalização da prática pedagógica coletiva e consequentemente, a aprendizagem instrumental de todos os alunos dispostos em grupos com níveis diferenciados.
Palavras-chave: Ensino coletivo, ensino-aprendizagem do violino, ensino diferenciado, socialização, Conservatório d’Artes de Loures