O contexto da Educação Musical enquanto veículo para a transmissão de valores – o caso particular do Espaço Vida e Música Portugal

  • Rebeca Roxo Couto

Resumo

Parece haver um consenso quase intuitivo de que a música é universal e comunicativa. E, no entanto, o meio do ensino musical no Ocidente hoje está permeado de niilismo, individualismo, e obsessão pela técnica. Pesquisa revista sugere que a música é simultaneamente um reflexo de e uma ferramenta para a afirmação e preservação dos valores e identidade de um grupo ou cultura. De que modo projetos de educação musical podem tirar melhor partido da possibilidade que a música apresenta de ser usada para comunicar, fomentar, e afirmar valores numa comunidade? Para responder a esta questão, foi adotada uma abordagem construtivista, e observou-se um caso em particular: o Espaço Vida e Música Portugal (EVM). Aproveitando a lista de valores formulada para a Rokeach Value Survey, procedeu-se à observação (participante e não-participante) e à realização de entrevistas, visando compreender a perceção dos envolvidos sobre a transmissão de valores no EVM. Em conclusão, foi possível perceber que é através de um conjunto de estratégias musicais e extramusicais que o EVM prioriza e fomenta o envolvimento musical e interpessoal, e que os participantes entendem ser através desse envolvimento que determinados valores são, de facto, transmitidos e promovidos com sucesso. Assim, elabora-se uma análise crítica sobre a relevância das observações e conclusões geradas, e considera-se a importância do caso do EVM para um processo de “ressignificação” do ensino da música, rumo a uma perspetiva mais envolvente e consciente do potencial sociocultural da música em si.

Palavras-chave: Ensino de Música, Educação Musical, comunicação, comunidade, transmissão de valores, desenvolvimento pessoal, desenvolvimento supraindividual, cultura, Espaço Vida e Música. 

 

Abstract

There seems to be a general, almost intuitive consensus that music is universal and communicative. And yet, the environment of music teaching in the West today is permeated by nihilism, individualism, and obsession with technique. Reviewed research suggests that music is simultaneously a reflection of and a tool for the affirmation and preservation of a group or culture’s values and identity. In what way can music education projects take better advantage of the possibility music presents to be used to communicate, nurture, and affirm values in a community? To answer this question, a constructivist approach was adopted, and a particular case was observed: Espaço Vida e Música Portugal (EVM). Utilizing the list of values conceived for the Rokeach Value Survey, the investigation proceeded through observation (participating and non-participating) and carrying out of interviews, aiming to understand the involved individuals’ perception concerning the transmission of values at EVM. In conclusion, it was possible to understand that it is through a set of both musical and extramusical strategies that EVM prioritizes and fosters musical and interpersonal engagement, and that participants understand it is through that engagement that certain values are, in fact, successfully transmitted and promoted. A critical analysis is elaborated on the relevance of the generated observations and conclusions, and considerations are made on the importance of EVM’s case to the process of “resignification” of music teaching, towards a perspective that’s more engaging and conscious of music’s sociocultural potential.

Keywords: Music teaching, Music Education, communication, community, transmission of values, personal development, supraindividual development, culture, Espaço Vida e Música.


 

O impacto do género na aprendizagem de improvisação jazz- estudo sobre confiança e ansiedade em três escolas do ensino intermédio

Abstract

Neste estudo investiga-se o impacto do género nas dinâmicas pedagógicas do jazz. Pretende-se compreender de que forma o género é um factor nas experiências de confiança e ansiedade dos alunos em relação à aprendizagem de improvisação jazz. A investigação parte do modelo proposto por Erin Wehr-Flowers em “Differences between Male and Female students’ confidence, anxiety and attitude toward learning jazz improvisation” (2006). Foram conduzidos 96 questionários de autopreenchimento em três escolas do ensino intermédio em Portugal realizados por 48 alunos de jaz, 32 masculinos e 16 femininos. Os resultados mostram que as alunas tendem a identificar-se mais com experiências de baixa-autoeficácia, maior ansiedade e menos confiança em relação à aprendizagem de improvisação jazz. De forma a compreender estes resultados, o projeto sugere uma visão crítica sobre o género e o jazz através da contextualização das narrativas históricas e das práticas pedagógicas.