O processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados: o impacto do ensino coletivo

  • Ana Paula Dutra Sousa

Resumo

A presente investigação, realizada durante o ano letivo 2020/2021, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto, tem como eixo central o processo de ensino-aprendizagem do violino em grupos com alunos de níveis diferenciados, e prende-se com a realidade de que o ensino coletivo é uma modalidade presente no âmbito do ensino especializado de música em Portugal, aspeto que constitui novos e complexos desafios, nomeadamente, na gestão da heterogeneidade.
A pesquisa tem como principal objetivo encontrar procedimentos pedagógicos que promovam o desenvolvimento de todos os alunos dispostos em grupos de aprendizagem instrumental heterogéneos, assim como analisar o impacto da socialização e interação na potencialização de competências musicais.
Esta investigação destina-se a todos os docentes do ensino especializado de música que praticam o ensino coletivo e são diariamente confrontados com novos desafios a nível da heterogeneidade dos grupos, assim como a todos os professores que encontram especial dificuldade em adaptar o ensino instrumental a um modelo coletivo.
Em função disso, o estudo pretende oferecer uma visão realista em relação ao ensino coletivo assim como encontrar técnicas que melhorem a operacionalização da prática pedagógica coletiva e consequentemente, a aprendizagem instrumental de todos os alunos dispostos em grupos com níveis diferenciados.

Palavras-chave: Ensino coletivo, ensino-aprendizagem do violino, ensino diferenciado, socialização, Conservatório d’Artes de Loures

A influência dos problemas de embocadura na qualidade da emissão em estudantes de saxofone: estratégias pedagógicas

  • Diana Catarino

Resumo

A técnica de embocadura é um dos parâmetros que mais influencia o resultado sonoro no saxofone, no entanto, não é um assunto unânime. Este artigo explora esta técnica sob o ponto de vista pedagógico. Aborda as várias definições de embocadura no saxofone, identifica quais são os principais problemas de embocadura apresentados pelos alunos, as suas causas e as consequências sonoras resultantes desses problemas na emissão do instrumento. Pretende-se apresentar uma sistematização de estratégias pedagógicas mais adequadas para resolver os problemas de embocadura mais comuns nos estudantes de saxofone e compreender a relação entre estes problemas e a qualidade da sua emissão conduzindo ao estabelecimento de diretrizes de uma embocadura eficaz.

Palavras-Chave: Saxofone, Embocadura, Problemas de Embocadura, Estratégias Pedagógicas de correção.

Estruturação de actividades: um estudo sobre a leitura de canções de repertório na aula de formação musical

  • Mafalda Lemos Pereira

Resumo

O presente estudo incidiu sobre a estruturação das Actividades de Leitura de Canções de Repertório (ALCR) em aulas de Formação Musical (FM), e teve como principal objectivo identificar os tipos de tarefas envolvidas na realização destas actividades. Paralelamente, pretendeu-se averiguar se os professores de FM usavam as particularidades do repertório, nomeadamente a presença de texto, para criar momentos mais performativos em aula. O estudo, de carácter exploratório, implicou a observação de 14 ALCR gravadas em aulas de FM do ensino especializado de música, tendo-se adoptado uma metodologia mista: numa primeira fase, procedeu-se à recolha e análise qualitativa de dados para «categorizar» as tarefas realizadas; numa segunda fase, procedeu-se à análise quantitativa desses mesmos dados, para perceber o quanto estas tarefas eram significativas em termos de ocorrência e de duração durante a actividade. Os resultados permitiram identificar e classificar cinco possíveis componentes (i.e., grupos de tarefas) envolvidas na estruturação das ALCR. As componentes Preparação para a Leitura, Leitura do Repertório, e Estratégias de Correcção da Leitura revelaram ser as mais importantes, uma vez que ocorreram em todas as ALCR observadas. Opcionalmente, as ALCR também podiam incluir Tarefas Complementares e Actividades Pós-Leitura (formativas ou performativas). Nas ALCR observadas, as tarefas direccionadas para a performance foram menos frequentes e, embora o repertório usado incluísse sempre texto associado à melodia, este elemento raramente foi trabalhado. A partir deste estudo, foi possível concluir que as ALCR realizadas no âmbito das aulas de FM se direccionam, essencialmente, para o desenvolvimento de competências de leitura, sendo que uma abordagem mais «completa» ou performativa do repertório usado é apenas opcional.

Palavras-Chave: Estruturação de actividades; processos cognitivos da Leitura Musical; transferência de conhecimento; Formação Musical; canções de repertório.

O processo ensino-aprendizagem do violino a crianças cegas

  • Rui Guerreiro

Resumo

A presente investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto, tem por objetivo principal refletir sobre a problemática do processo ensino-aprendizagem do violino a crianças cegas. Destinada sobretudo a professores interessados em desenvolver esta atividade musical com este grupo de crianças, procura-se, nomeadamente, contribuir com um conjunto de linhas orientadoras em termos metodológicos, passíveis de melhorar todo o processo pedagógico que envolve este tipo específico de ensino e sobre o qual existe apenas informação dispersa e pouco sistematizada. A escassa produção científica encontrada sobre o tema, despoletou o levantar de questões para investigar as especificidades deste processo pedagógico. Esperamos que a investigação realizada ao longo deste trabalho possa, de alguma forma, contribuir para ajudar os professores de instrumento a ultrapassar as dificuldades e os obstáculos inerentes ao processo ensino-aprendizagem do violino a este grupo educacional, tornando menos árduo o seu trabalho na obtenção dos objetivos pedagógicos delineados.

Palavras-Chave: Ensino Especial, ensino de Música, violino, musicografia braille, cegos.

Processos de ensino-aprendizagem musical sem recurso a notação: impacto de um projeto piloto implementado no Conservatório de Música e Artes do Centro

  • Margarida Oliveira

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no primeiro período do ano letivo 2018/2019 e teve por base um outro estudo, que consistiu no ensino do órgão sem recurso a partitura a alunos do 1º ao 5º grau e no qual foram notadas grandes diferenças entre os alunos que estavam a iniciar e aqueles que já liam música. Como tal, o principal objetivo desta investigação foi analisar a viabilidade da implementação futura do projeto, no CMAC. Para isso, foi testado pela maioria dos docentes um novo modelo de ensino, através do qual todos os alunos do 1º grau aprenderam sem recurso a notação, em todas as aulas do seu plano de estudos. A análise dos dados extraídos das entrevistas efetuadas, permitiu, por um lado, perceber de que forma os professores se foram adaptando e comprometendo durante todo o processo, por outro, como percecionaram os efeitos do novo modelo de ensino nos respetivos alunos. Os resultados do estudo revelaram que a abordagem sem notação, não só facilitou a aquisição de competências, como também contribuiu para o aumento dos níveis de motivação dos alunos. Mostraram ainda que, à medida que o projeto avançava, os professores foram superando os receios iniciais e ficando cada vez mais confiantes.

Palavras-Chave: Ensino Especializado da Música, ensino do órgão, "tocar de ouvido", modelagem, estratégias pedagógicas.

Estratégias Pedagógicas para Jovens com a Síndrome de Asperger na Aprendizagem do Trompete

  • Mário Carolino

Resumo

O efeito que a música tem nos seres humanos pode ultrapassar o nível psíquico. Devem ser tidas em conta outras dimensões, cobrindo as dimensões físicas (através da ansiedade e da depressão do relaxamento muscular podem ser parcialmente atenuadas); social (promove a discussão, entretenimento e participação) e psicológica – reforço da identidade, autoconceito e promoção da expressão verbal [Benenzon (2004); Bruscia (2000)]. Existem diferentes pontos de vista entre a comunidade científica e terapêutica. Por um lado, existe um defensor atual de um tipo de terapia não farmacológica, por outro são aqueles que argumentam que não existem resultados clinicamente relevantes para uma recomendação sobre a utilização da musicoterapia em doentes autistas (SIGN, 2007). Este estudo teve como objetivo a criação de estratégias e metodologias adaptadas ao ensino de trompete a jovens com a Síndrome de Asperger, no contexto do ensino individualizado da música. A investigação consiste num estudo de caso, com um aluno com 17 anos, que terminou o 5º grau num Conservatório de Música do Distrito de Setúbal, a quem foi diagnosticado a Síndrome de Asperger. A investigação começou no dia 7 de outubro de 2013 e teve a duração de 7 meses terminando no dia 05 de abril de 2014. O trabalho desenvolvido teve por base aulas semanais de 1 hora, gravação vídeo das aulas desde o início da investigação, registo das interações entre professor/aluno e aluno/colegas, fichas de observação, audições, intervenções musicais fora do contexto aula individual, registadas com recurso a gravação vídeo.

Palavras-Chave: Práticas pedagógicas, Ensino Especializado, Asperger, Trompete, Ensino Artístico.

Métodos de iniciação para piano: um estudo analítico a quatro métodos selecionados

  • Paulo Oliveira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar um conjunto de métodos de iniciação para piano usados actualmente. Após a análise de cerca de vinte métodos diferentes, foram seleccionados quatro métodos para este estudo. Pretende dotar o leitor de informação sistematizada acerca dos materiais estudados permitindo assim uma eventual adopção de algum destes métodos por professores ou futuros professores de piano. Inicialmente, apresenta-se o projecto de investigação. De seguida é feita a revisão da literatura e explicada a metodologia de investigação adoptada. Na apresentação e análise dos resultados é feita a exposição dos dados recolhidos após a análise de cada um dos métodos seleccionados. Por fim, é apresentada a conclusão e reflexão final do documento.

Palavras-Chave: Ensino do piano, iniciação musical, métodos para Piano.

Dislexia - Estratégias de aprendizagem em flauta transversal

  • Ricardo Alves

Resumo

A dislexia é uma síndrome que envolve disfunções neurológicas e que se manifesta causando dificuldades de aprendizagem. Através de dois estudos de caso direcionados a estudantes de flauta diagnosticados clinicamente com dislexia, e utilizando ferramentas de observação direta e questionário, este artigo pretende apresentar um conjunto de estratégias pedagógicas específicas que visam proporcionar uma aprendizagem musical eficaz, motivadora e gratificante. Através da adaptação da prática pedagógica, procura-se identificar as dificuldades musicais percecionadas pelos alunos disléxicos, conhecer a opinião dos pais sobre o seu estudo individual, e reconhecer possíveis mudanças na prática (e na motivação) após a aplicação de novas estratégias de aprendizagem.

Palavras-Chave: Dislexia, estratégias de aprendizagem musical, flauta.

Motivação para o estudo individual do violino: abordagem e elaboração de estratégias motivacionais

  • Ana Damil

Resumo

O presente artigo é baseado no projeto de investigação “Motivação para o estudo individual do violino: abordagem e elaboração de estratégias motivacionais” realizado durante o ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da ESML, sob orientação do Professor Doutor Tiago Neto, e em todo o processo que lhe foi inerente. As principais temáticas aqui abordadas são a motivação para a aprendizagem de um instrumento e o estudo individual de um instrumento musical. É ainda explorada a forma como estes se relacionam e são sugeridas estratégias que o professor poderá utilizar dentro desta abordagem.
Em primeiro lugar é feita uma apresentação da escolha do tema e explicada a metodologia de trabalho utilizada.
Seguidamente é examinada toda a componente que abarca a motivação, nomeadamente as principais teorias e fatores que exercem influência sobre esta, bem como o ambiente que rodeia os alunos, o papel dos pais/encarregados de educação e do professor de instrumento.
O estudo individual e a sua ligação com a motivação são explorados de seguida e, por último, são apresentadas as estratégias motivacionais para o estudo individual.

Palavras-Chave: motivação, estudo individual, estratégias motivacionais, violino, papel do professor, papel dos pais/encarregados de educação.

Elaboração e aplicação de um manual para a iniciação à flauta de bisel

  • Ana Figueiras Lourenço

Resumo

Este projeto de investigação realizou-se no ano letivo de 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, pela ESML, sob orientação do professor Pedro Couto Soares. A temática apresentada foi a elaboração e consequente aplicação de um manual de iniciação à flauta de bisel, o que, pelo seu caráter prático, se relacionou diretamente com a prática pedagógica da disciplina de flauta de bisel.
A necessidade de fuga à rotina da leitura intensiva de notas, motivou-me a criar uma ferramenta prática para o processo de ensino-aprendizagem, em português, direcionado aos alunos e com atividades que eles possam compreender e executar. O que acontece é que a maioria dos métodos são focados na aprendizagem nota-a-nota, englobando muito pouco a parte de exploração musical, desenvolvimento auditivo e técnico, e sobretudo, criativo. De modo a dar resposta às necessidades dos meus alunos, surgiu esta oportunidade de criar um manual baseado na exploração musical, adequado às idades mais tenras da aprendizagem musical de um instrumento.
Para tal, surgiu a necessidade de refletir sobre a construção e desenvolvimento dos manuais já existentes, cruzando-os com uma revisão cuidada da literatura inspirada no trabalho de Paul Harris e Shinichi Suzuki. Este trabalho permitiu-me redefinir metodologias e estratégias de introdução ao instrumento. Criado o manual, revelou-se essencial testar a sua aplicabilidade e pertinência. Foi o processo que iniciei ainda durante esta investigação, utilizando-o com alunos de diferentes idades (entre os 5 e os 10 anos), em contexto de sala de aula.
O projeto de investigação conclui-se com uma reflexão acerca do manual elaborado e aplicado em contexto prático, deixando em aberto a possibilidade de realizar melhorias que salvaguardem as necessidades sentidas, mas que simultaneamente inspirem cada professor a realizar as devidas adaptações à sua realidade e a desenvolver as suas próprias ideias e atividades complementares.

Palavras-Chave: flauta de bisel, manual, livro, iniciação, desafio, motivação, aula, pratica, nota, melodia, ritmo.

As influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical: um estudo exploratório

  • Joana Ribeiro

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto de investigação que consistiu num estudo exploratório sobre as influências do ciclo menstrual no estudo e performance musical. Pretendeu-se alcançar uma primeira compreensão deste tema, dentro da área da música, de forma a incentivar a realização de estudos futuros. Tendo em conta que existem poucos estudos que exploram este tema, provavelmente pelo tabu que o rodeia, é exposta uma revisão bibliográfica baseada em fontes nas áreas da saúde e do desporto, seguida de uma investigação de caráter misto, com métodos qualitativos (Entrevistas) e métodos quantitativos (Fichas de Caraterização e Relatórios Individuais). Para responder à primeira pergunta de investigação: “Quais os pontos de vista de 30 estudantes de música relativamente à influência do ciclo menstrual no estudo e performance musical?”; foram realizadas entrevistas a 30 estudantes de música, com cerca de 10 anos de prática na área. Por outro lado, os relatórios individuais tiveram como finalidade o registo das Experiências de Fluxo, de 17 estudantes de música, num intervalo de dois meses, de forma a testar a hipótese que as experiências de fluxo destas mulheres podem estar comprometidas na Fase Lútea Final (FLF) ou na Fase Folicular Inicial (FFI) e, ainda, conseguir responder à segunda pergunta de investigação: “De que maneira as fases do ciclo menstrual afetam as experiências de fluxo de 17 estudantes de música?”.

Palavras-Chave: Ciclo menstrual, prática musical, experiências de fluxo, Experience Sampling Method (ESM).