Artigos

Dados Biográficos

Dados Biográficos

Ana Damil iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, com os professores Jorge Teixeira, Marilyn Correia Brito e Pedro Rodrigues. Em 2008, ingressou no Curso de Instrumentista de Orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde estudou com os professores Aníbal Lima e Ana Pereira. Após completar a sua licenciatura, em 2012, iniciou, em 2015, o Mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Tiago Neto, o qual terminou em 2017 com média de 18 valores.

Ao longo da sua formação, participou em inúmeras masterclasses (Curso de Música de Fralães, Viana do Castelo International Music Festival, 13o Curso de Verão Jovens Músicos de Caldas da Rainha, masterclass com Gareguin Aroutioumian e Aníbal Lima, entre outros), estágios de orquestra (Estágio de Orquestra de Jovens da Gulbenkian, II Estágio Nacional Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana, OML Júnior/Workshop de Páscoa, Estágios Internacionais de Orquestra da Região de Leiria com o maestro Jean Sébastien Béreau) e workshops de jazz e música antiga (1.º Workshop de Jazz com Mário Laginha na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, OML Júnior/Workshop de Páscoa, I Ateliê de Música Antiga/violino barroco, conjunto vocal e instrumental na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Workshop de Iniciação ao Jazz & Rock, Swig & Pop com Dagmar Kocman). Tem também aprofundado os seus conhecimentos a nível do ensino, através de várias formações pedagógicas ("Neuromotricidade e Música: Recursos musicais através do Método BAPNE" com Francisco Javier Romero Naranjo; “Pedagogia e História do Violino, da Violeta e do Violoncelo” com Catherine Strynckx e Luís Manuel Pacheco Marques Cruz e Cunha; “Psicologia da performance: estratégias na gestão da ansiedade e das emoções” com Carlos Damas; “Repertório Pedagógico e Material Didático no Ensino do Violino para a Infância” com Marilyn Brito, entre outras).

Desenvolve uma intensa atividade enquanto músico de orquestra, já tendo cooperado com orquestras como a Orquestra Metroplitana de Lisboa, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Sintra, o Ensemble Barroco de Sintra, o Ensemble MPMP, a Camerata Atlântica, a Orquestra da Companhia de Ópera Portuguesa, entre outras.

A nível do ensino, lecionou violino, entre 2011 e 2013, no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra. Desde 2012, leciona violino e classes de conjunto no Curso de Ensino Integrado de Música, na Casa Pia de Lisboa, e, desde 2018, ensina também violino na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.