Artigos

Dados Biográficos

Dados Biográficos

Natural de São João da Madeira, com apenas 9 anos, Joana Ribeiro começou a dar os primeiros passos musicais no coro dos Pequenos Cantores. Em 2009, foi admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de harpa orientada pela professora Ana Paula Miranda, onde viria a concluir o Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas. Em 2013, ingressou no Conservatorium van Amsterdam, na classe orientada pela professora Erika Waardenburg, tendo estudado durante um ano. Frequentou a Licenciatura em Música, especialização – performance em harpa, na Universidade de Aveiro, obtendo 20 valores no recital final. Concluiu os seus estudos com o Mestrado em Ensino da Música em 2020, na Escola Superior de Música de Lisboa, com a orientação da professora Carolina Coimbra, onde obteve 19 valores na sua dissertação de mestrado “As Influências do Ciclo Menstrual no Estudo e Performance Musical. Estudo Exploratório”.

Ao longo do seu percurso artístico frequentou masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico e performativo, com professores e solistas conceituados: Ilaria Vivan (IT), Carla Boss (NL), Stephanie Manzo (FR), Mário Falcão (PT), Karen Vaughan (GB), Carrol McLaughlin (US), Irina Zingg (RU), Skaila Kanga (GB), Naoko Yoshino (JP), Isabelle Perrin (FR), Park Stickney (US), Mara Galassi (IT), Carolina Coimbra (PT), Sylvain Blassel (FR), Salomé Matos (PT), Veronika Lemishenko (RU). Realizou duas edições de cursos intensivos para harpa na Suíça, orientados pela professora Irina Zingg – 7th HarpMasters (2012) e 8th HarpMasters (2013). Em Portugal participou em cinco edições de cursos intensivos para harpa – 1st HarpWeek Porto (2013); 2nd HarpWeek Porto (2014); 4th HarpWeek Porto (2016), Lisboa Harp Seminar (2017) e Lisboa Harp Seminar (2019).

Em 2018, teve a oportunidade de, pela primeira vez, se apresentar a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do maestro Vasco Negreiros.

Como professora de harpa assumiu a docência, em regime de substituição, das classes de harpa: do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (2019); da Fundação Conservatório Regional de Gaia e, ainda, da Academia de Música de Vilar do Paraíso (2020). Atualmente reside em São Miguel, onde leciona no Conservatório Regional de Ponta Delgada.